domingo, 8 de fevereiro de 2015

A energia dos Alimentos e as Estações do Ano

Sabor e energia são fatores importantes quando nos alimentamos, porque a comida pode funcionar como agente que esquenta, esfria, acelera, acalma ou limpa o nosso corpo.

Em seu estado natural e sem agrotóxicos, folhas, raízes, flores, brotos, frutas, mel, grãos e ervas guardam intocada a energia vital que vem das forças da Terra, da Água e do Sol.

Nas últimas décadas, com o desenvolvimento da ciência alimentar, pode-se encontrar tudo o ano todo.Mas, em cada estação a Natureza oferece ao Homem o seu melhor, tornando mais vibrantes certas espécies de alimentos. Ao longo das estações do ano, o sol varia sua potência e abençoa a terra com diferentes energias.

Estimular o paladar com gostos diferentes é uma forma saudável de transformar o humor e as emoções. Uma boa alimentação deve ter a presença equilibrada de todas as nuances do paladar:




Pimavera
Nessa época do ano os alimentos devem ser cozidos levemente.
Consuma vegetais crus e muitas frutas.

Alimentos bons da estação: couve-flor, brócolis, agrião, tomate, alcachofra, couve, caqui, banana, goiaba, figo, alho-poró, laranja, mamão, maçã, uva.









Verão

O verão é sempre muito ativo e para equilibrar tanta energia, prefira alimentos frios, frescos e crus.

Alimentos bons da estação: almeirão, espinafre, salsa, alface, mostarda, abacaxi, melão, manga, pêssego, chá de carqueja e de artemísia.


















Outono

O clima fica seco e é preciso repor a umidade do corpo com pratos mais bem cozidos.

Alimentos bons da estação: rabanete, cebola, pepino, aveia, cevada, trigo, milho, mandioca, ameixa, fruta-pão, uva branca, carambola, chá de melissa, gengibre e hortelã.
















Inverno

No inverno é o momento de ingerir pratos bem energéticos. Refeições densas e suculentas são as mais recomendadas.

Alimentos bons da estação: cenoura, beterraba, batata, inhame.






Estou dando alguns exemplos dos alimentos bons em cada estação, mas a Natureza é generosa e outras combinações podem ser criadas levando-se em conta as características de cada estação.

Respeite a Natureza, suas estações e com certeza você acerta nos alimentos, que serão mais puros e cheios de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá que bom vc estar aqui, em que posso ajudar?

Alimentos que parecem saudáveis, mas não são

Fonte: FOREVER YOUNG Por Sandra M. Pinto  14:51, 6 Maio 2022 Conheça-os aqui e ponha-os de lado Peito de peru processado:  Tem uma grande qu...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Feiras Orgânicas