quarta-feira, 20 de abril de 2011

Quanto custa uma dieta orgânica? Nós calculamos


Não é novidade que o brasileiro está cada vez mais preocupado com a qualidade de sua alimentação.Tanto que a demanda por alimentos orgânicos só faz crescer por aqui. Pensando nisso, montamos uma dieta orgânica para você saber da onde vem o arroz e o feijão que está na sua mesa.Para começo de conversa, é bom explicar o que significa cada dieta, já que em muitos momentos leitores suscitaram dúvidas aqui no portal. As dietas vegetariana, vegana e orgânica não são iguais, vejam só:


1) VEGANA: É a mais radical. Restringe qualquer alimento de origem animal. Ou seja: nada de carne, leite, ovos, queijo…
2) VEGETARIANA ou VEGGIE: Somente a carne é proibida. Mas existem variações: ovo-lacto-vegetariano, por exemplo, é aquele que não consome nenhum tipo de carne, mas inclui ovos e derivados do leite em sua alimentação Já o lacto-vegetariano ingere laticínios em seu cardápio.
3) ORGÂNICA: Esta turma pode tudo, desde que os vegetais tenham sido cultivados sem agrotóxicos ou pesticidas e a carne seja proveniente de animais que não ingeriram hormônios e não foram tratados e abatidos de forma cruel.
Para comparar o valor dos alimentos tradicionais com os orgânicos, visitamos os sites dos supermercados Pão de Açúcar e Zona Sul no dia 12 de abril. Abaixo, uma tabelinha bem direta. Veja e surpreenda-se com o resultado.
Alimentos orgânicos sempre sofreram com o estigma de serem careiros. A diferença deaproximadamente R$ 18 em relação a convencional suscita a questão: será que não vale a pena a pena pagar um pouco mais para comer saudável? Queremos saber a sua opinião.
Fonte: Quintal dos Orgânicos: http://style.greenvana.com/2011/quanto-custa-uma-dieta-organica-nos-calculamos/


O que eu tenho a acrescentar é que a diferença aumenta de acordo com o Supermercado e diminui e muito se as compras forem feitas em feiras especializadas ou direto do produtor que entrega em sua casa. 
A diferença fica muito pequena se imaginarmos as questões de Saúde e as questões ambientais que envolvem os alimentos convencionais. 
E a diferença nem é sentida quando economizamos e eliminamos produtos industrializados do nosso Cardápio e começamos a fazer em casa os salgadinhos, os biscoitos, os bolos, os iogurtes, os pudins. Ganhamos em qualidade pois sabemos o que estamos comendo, ganhamos em sabor, ganhamos em carinho. 

2 comentários:

  1. Convite.

    Envie seu link para o Midiafire - agregador
    Nossa proposta é divulgar seu blog/site.
    Desejamos que você tenha muitos cliques e aumente suas visitas.
    Faça-nos uma visita.

    Sucesso!!

    ResponderExcluir
  2. que bobagem isso de tipos de dietas... a vegetariana ou veggie, então, foi uma pérola.

    um vegano pode não consumir produtos orgânicos, assim como um onívoro (que come carne e derivados de animais) pode consumir somente produtos orgânicos, inclusive a própria carne, de "bois orgânicos".

    artigo bobo e sem informações importantes.

    ResponderExcluir

Faça seu comentário.
Ele nos ajuda a pesquisar os assuntos que interessam a você, leitor.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Feiras Orgânicas