Nutricionista explica como identificar alimentos orgânicos


16/07/2011 07h00 - Atualizado em 16/07/2011 07h00
Karin Honorato recomenda este tipo de alimento.

Entenda a cadeia de produção dos orgânicos.

Do G1 MG
Os produtos orgânicos estão ficando cada vez mais populares. Mas os benefícios da maioria deles ainda são desconhecidos. A nutricionista Karin Honorato foi a uma loja especializada nestes produtos para explicar como saber identificá-los. A especialista recomenda sempre preferir verduras, legumes, grãos, frutas e carnes orgânicos, que são aqueles produzidos sem uso de agrotóxico e sem nenhuma substância química.
Segundo Karin, no Brasil, a produção de orgânicos tem aumentado e os produtores têm dado preferência para este tipo de alimento. No vídeo, a nutricionista explica a cadeia de produção orgânica e o envolvimento de várias áreas como meio ambiente e saúde, tanto do trabalhador quanto do consumidor. Com todas as etapas determinadas em lei cumpridas, o produtor recebe o selo de garantia de produto orgânico do Brasil. Este símbolo garante que o alimento tem todas as regras necessárias para ser chamado de ‘orgânico’. Isso significa segurança para a saúde, de acordo com a nutricionista.
Ovos e carnes, quando orgânicos, merecem uma atenção especial à produção do rebanho ou da granja, de acordo com Karin. Os animais não podem ter estresse, a alimentação deles é também com grãos, sementes, cereais, verduras e legumes orgânicos, e o sacrifício desses animais não pode ser feito com sofrimento.
Nos alimentos orgânicos, segundo Karin, a concentração de nutrientes pode chegar a ser 20 vezes maior do que em alimentos comuns. Para ser considerado orgânico, além de toda a regulamentação de certificação, o produto tem que ter, no máximo, 5% de ingredientes não-orgânicos. Se a composição do alimento tiver a proporção 70 % / 30%, ele pode ser considerado alimento com ingredientes orgânicos. Abaixo de 70% de orgânicos na composição, ele não recebe símbolo algum.
O custo desses produtos é maior porque os gastos com a produção é também maior, em relação ao preço dos alimentos comuns.
A nutricionista recomenda o uso constante de alimentos orgânicos.
 

Comentários

Postagens mais visitadas