segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Agricultura Orgânica é tema de seminário na Expoverde


Diário da Franca 

Mais um tema agrícola relevante será discutido durante todo o dia 30 de setembro na 3ª Expoverde - Feira de Máquinas e Implementos Agrícolas, Insumos, Flores, Frutas, Hortaliças, Plantas Nativas, Ornamentais e Medicinais; e Agricultura Orgânica de Franca e Região: a Agricultura Orgânica.   
    
O assunto é de interesse para muitos agricultores da região, que vêm sendo capacitados através de oficinas do Escritório Regional do Sebrae e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento.

Há cinco anos foi fundada a apofran (Associação dos Produtores Orgânicos de Franca e Região) e atualmente 10 propriedades rurais de agricultores da Associação receberam certificação do IBD (Instituto Biodinâmico), selo este que garante a origem orgânica dos produtos. Outras 6 propriedades estão na fase de conversão e em breve receberão o selo.
Quem quiser conhecer o trabalho da Associação dos Produtores Orgânicos de Franca e Região - apofran - bem como saber a respeito de suas feiras, pode visitar o stand desta organização na EXPOVERDE. Lá os produtores divulgarão os benefícios e os princípios da agricultura orgânica. O visitantes receberão informativos e concorrerão a vários kits, que serão sorteados durante a feira.

Com o apoio da Brasilbio - Associação Brasileira de Orgânicos, do SEBRAE e do Banco do Brasil, a Comissão Organizadora da 3ª Expoverde realizará no dia 30 de setembro o 5º Seminário de Agricultura Orgânica da Região de Franca.

"Este ano selecionamos cada um dos palestrantes para que estes contribuam diretamente para o fortalecimento do grupo de produtores orgânicos. Abordaremos técnicas de horticultura e fruticultura orgânica, controle biológico de pragas e doenças, residuais de pesticidas e fertilizantes, bem como os desafios da agricultura orgânica em grandes culturas", afirma Alexandre Ferreira, secretário Municipal de Desenvolvimento.

O 5º Seminário de Agricultura Orgânica abrigará quatro palestras. No período da manhã, Silvio Roberto Penteado, da Via Orgânica, vai falar sobre os temas: técnicas de produção de hortaliças e frutas orgânicas; enxertia de frutíferas; hortaliças de plantio direto; e bandejas de produção de mudas de transplantio.     
      
Logo a seguir, o pesquisador Ricardo Camargo, da Embrapa Meio Ambiente, de Jaguariúna, orientará sobre a "Importância Econômica da Produção de Mel de Abelhas Sem-Ferrão".
No período da tarde, Carlos Armênio Kathounian, professor da ESALQ/USP discorrerá palestra abordando o tema "Características e Utilização de Fontes de Biomassa como Fertilizante".

Finalizando, o seminário contará com a participação do pesquisador chileno, Carlos Mezza, do Mundo Orgânico. Mezza discorrerá sobre a biotecnologia aplicada à agricultura no manejo fitossanitário; no controle biológico de pragas e doenças; residuais de pesticidas e fertilizantes; os desafios da exportação e de trabalhos em grandes culturas; bem como o panorama atual da agricultura convencional e orgânica.

Para participar os interessados podem efetivar as inscrições através do site do evento (franca.sp.gov.br/expoverde) ou diretamente no local, no credenciamento. As vagas são limitadas.   

A terceira edição da feira é uma realização da Associação dos Produtores Rurais do Bom Jardim e acontecerá entre os dias 29 e 30 de setembro e 1º e 2 de outubro, no recinto do Parque de Exposições "Fernando Costa" das 9 às 19 horas.    

A entrada é gratuita e contará com o apoio técnico da Prefeitura de Franca, através das secretarias de Desenvolvimento e de Serviços e Meio Ambiente. 


Estarão em exposição empresas dos setores de insumos, máquinas e implementos agrícolas; de flores, frutas e hortaliças; de plantas ornamentais, medicinais e nativas; bem como da agricultura orgânica. O público alvo são produtores rurais e a população em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá que bom vc estar aqui, em que posso ajudar?

Alimentos que parecem saudáveis, mas não são

Fonte: FOREVER YOUNG Por Sandra M. Pinto  14:51, 6 Maio 2022 Conheça-os aqui e ponha-os de lado Peito de peru processado:  Tem uma grande qu...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Feiras Orgânicas