Consumo responsável, escolhas alimentares e saúde pública - autonomia e novos padrões de produção, preparo e consumo


Parque da Luz e Escola Municipal de Astrofísica
A UMAPAZ convida para o curso “Consumo responsável, escolhas alimentares e saúde pública - autonomia e novos padrões de produção, preparo e consumo”.
O comportamento de consumo tem impacto tanto na saúde ambiental como na saúde individual.
As nossas escolhas de hoje definem, inclusive, qual será a disponibilidade de água e alimentos para as futuras gerações. Definem, também, custos sociais e individuais importantes, considerando os gastos com saúde pelas famílias e pela sociedade e, especialmente, sofrimentos evitáveis para os indivíduos.
Do ponto de vista da saúde individual, pesquisas mostram que o peso dos brasileiros vem aumentando nos últimos anos e salientam que o consumo alimentar da população brasileira combina ainda a tradicional dieta com alimentos com poucos nutrientes e muitas calorias. No entanto, temos ainda uma oferta importante de alimentos amigáveis para a nossa saúde que foram sendo afastados de nossa mesa.
Esse curso tem o propósito de propiciar essa reflexão e contribuir para que as pessoas e as famílias se capacitem para fazer escolhas que contribuam para a saúde ambiental e para a saúde social e individual.
O curso ocorrerá com duas turmas simultâneas, uma no Parque da Luz (Próximo ao Metro Luz) e outra na Escola Municipal de Astrofísica (do lado do Planetário do Ibirapuera), sendo fundamental o aluno informar na ficha de inscrição de qual das duas turmas deseja participar.
Programa
Aula 1 - Alimentação e sustentabilidade ambiental - um novo olhar sobre nossas escolhas cotidianas
Aula 2 - Alimentação, Saúde e Bem Estar – a importância das escolhas e do preparo adequado dos alimentos
Aula 3 – Consumo Responsável e Alimentação – A questão dos Ultraprocessados
Aula 4 – Visita Feira Orgânica e atividades extra classe – reconhecendo a origem dos alimentos
Aula 5 - Novo Marco Regulatório da Educação Alimentar e Nutricional – um novo olhar sobre as novas políticas púbicas nacionais, estaduais e municipais
Público Alvo: Educadores e gestores de instituições públicas e privadas; técnicos da área de saúde, meio ambiente, educação e comunicação; chefs de cozinha, cozinheiros e merendeiras; docentes universitários de áreas afins; agentes de saúde e profissionais do PAVS. Interessados em geral.
Datas: 29 de agosto; 5, 12, 22 e 26 de setembro
Horário: 08h30 às 12h30 na Escola Municipal de Astrofísica e das 14h às 18h no Parque da Luz.
Local: Escola Municipal de Astrofísica - Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Parque Ibirapuera. Portão 10, somente para pedestres e Portão 3 estacionamento (Zona Azul).
            Parque da Luz - Rua Ribeiro de Lima, 99 – Bom Retiro
Facilitadora: Maria Lucia Barciotte - Mestre em Biologia e Doutora em Saúde Pública e Ambiental pela USP. Palestrante e consultora a respeito dos temas: consumo responsável e sustentabilidade, minimização e reciclagem de resíduos, saúde e qualidade de vida, responsabilidade social empresarial (ISO 26000), ética e cultura de paz.
Serviço: Curso: “Consumo responsável, escolhas alimentares e saúde pública - autonomia e novos padrões de produção, preparo e consumo”.
Dias e horários na EMA: 29 de agosto, 5, 12 e 26 de setembro, das 8h30 às 12h e 22 de setembro, das 8h30 às 12h30.
Dias e horários no Parque da Luz: 29 de agosto, 5, 12 e 26 de setembro, das 14h às 17h30 e 22 de setembro, das 14h às 18h.
Facilitação: Maria Lucia Barciotte
Coordenação: Suely Feldman Bassi
Público focalizado: Educadores e gestores de instituições públicas e privadas; técnicos da área de saúde, meio ambiente, educação e comunicação; chefs de cozinha, cozinheiros e merendeiras; docentes universitários de áreas afins; agentes de saúde e profissionais do PAVS. Interessados em geral.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
Curso: “Consumo responsável, escolhas alimentares e saúde pública - autonomia e novos padrões de produção, preparo e consumo”.
INDIQUE QUAL TURMA DESEJA DE INSCREVER:
(   ) 1. Escola Municipal de Astrofísica (29 de agosto, 5, 12 e 26 de setembro, das 8h30 às 12h e 22 de setembro, das 8h30 às 12h30.)
(   ) 2. Parque da Luz (29 de agosto, 5, 12 e 26 de setembro, das 14h às 17h30 e 22 de setembro, das 14h às 18h.)

1. NOME COMPLETO: 
2. Idade:
3. Sexo  (    ) M    (     ) F
4. RG nº                       órgão:     UF: 
4.1. CPF nº
5. Escolaridade        (      ) Ensino Médio  (     ) Ensino Superior
6. Área de formação:
7. Setor em que trabalha:
Empresa privada (    ) Organização não governamental (    ) Estado  (     )
8. Se servidor público, por favor, informe Nº RF
9. Profissão/atividade que exerce atualmente:
10.  Se educador, instituição em que exerce a função: 
11. Endereço residencial:
12. Região ou bairro                           13. CEP
14. E-mail:
15. Telefone fixo:
16. Telefone celular:
17. Por que deseja participar do curso?


18. Você já desenvolve algum trabalho relacionado ao tema do curso?
Qual? 




Comentários

Postagens mais visitadas