quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Sustagen Kids, saudável e nutritivo?



Texto de Paloma Varón* em Infância livre de Consumismo

No fim de 2012, recebi um release, uma “sugestão de pauta” para o meu blog pessoal – que não é nem nunca foi comercial –, que, dentre tantos outros que recebo quase que diariamente, me chamou a atenção. Era da empresa fabricante do Sustagen Kids no Brasil, que enviava para mim sugestões de lanches saudáveis (sim, saudáveis, era este o apelo) usando o produto deles para eu publicar no meu blog de graça. Que lindo, quanto desprendimento, quanta generosidade…

Já estou acostumada com este tipo de abordagem e nem respondo a estes e-mails. Tá, como jornalista que também já atuou como assessora de imprensa, eu poderia dar um toque e dizer: “Você está fazendo isso errado, amiga”, mas preferi escrever isso aqui, assim o toque fica mais amplo, não só para a equipe de assessoria de imprensa, mas para as outras blogueiras, que como eu, recebem rotineiramente releases semelhantes, e para quem mais se interessar sobre o assunto.


Para começar, a primeira receita é de bicho-de-pé, aquele docinho que parece brigadeiro, mas que é cor-de-rosa. Olha, você pode achar bicho-de-pé bonito, gostoso, a sensação da festa infantil, mas… saudável? Sinto lhe informar, ele não é não. Com ou sem Sustagen Kids na receita, continua sendo um doce com uma quantidade absurda de açúcar. Aliás, fica a dica: um brigadeiro feito com um achocolatado sem açúcar ou mesmo cacau puro é muito menos doce, portanto, menos prejudicial à saúde. Nem vou entrar na discussão dos corantes e de todos os produtos químicos que existem naquela lata. Também não vou discutir o fato de que a receita proposta leva margarina em vez de manteiga.

O ponto mais importante aqui é que Sustagen Kids não é um produto legal – na medida em que é industrializado e não é indicado para qualquer criança “que não come frutas e verduras”, como a propaganda faz parecer – e não vai ser adicionando-o a receitas também pouco saudáveis que vamos, por um passe de mágica. “saudabilizá-las” (neologismo que acabei de criar, deu para entender, né?).

O problema é que o suplemento acima referido, assim como outros do gênero, por meio de anúncios em que a criança não almoça e recebe um copo de Sustagen Kids em troca, caíram nas graças de muitos pais e mães, que acham que eles são a salvação da lavoura, afinal, a maioria dos pais acha que seu filho come menos do que realmente come.

“Se por um lado temos nossa responsabilidade de pais com o que nossos filhos comem, a publicidade também não pode se eximir da responsabilidade dela em anunciar seus produtos de forma a ‘munir’ as crianças com argumentos de convencimento para as compras. A indústria de alimentos também tem uma boa parcela de culpa por produzir alimentos com qualidade nutricional ruim. E o governo, que conta com pouquíssimas iniciativas em favor do consumidor, também precisa tomar a rédea da regulamentação da publicidade de alimentos”, é a opinião da nutricionista Claudia Olsieski da Cruz.

Claudia é mestre em nutrição pela UERJ e doutoranda em Alimentação, Nutrição e Saúde pela mesma universidade. Professora da área de Nutrição Social da Universidade Estácio de Sá, casada e mãe de um menino de 8 anos. Estuda a relação da publicidade de alimentos com o consumo alimentar, bem como a regulamentação do setor. Para saber mais, leia a entrevista que publicaremos na quinta-feira, dia 21 de fevereiro.

*Paloma Varón é mãe de duas, jornalista, blogueira, defensora dos direitos da infância e da mulher, entre outras tantas coisas que a definem. Baiana, idealista, curiosa, agitada, expatriada na Eslovênia.

----------------------

Só para dar meu pitaco que tal sabermos os ingredientes presentes no Sustagen Kids?

Baunilha: Ingredientes: Sacarose, leite desnatado em pó, fosfato de magnésio, sólidos de xarope de milho, ascorbato de sódio, sulfato ferroso, sulfato de zinco, niacinamida, inositol, iodeto de potássio, acetato de DL-alfa trocoferila, sulfato de manganês monoidratado, sulfato cúprico, acetato de retinila, fitomenadiona, pantotenato de cálcio, cloridato de piridoxina, colecalciferol, cloridrato de tiamina, cianocobalamina, riboflavina, ácido fólico e biotina. Contém aroma natural e artificial de baunilha. Aromatizado artificialmente.NÃO CONTÉM GLÚTEN.

Chocolate: Ingredientes: Sacarose, leite desnatado em pó, cacau em pó, sólidos de xarope de milho, fosfato de magnésio, ascorbato de sódio, sulfato ferroso, sulfato de zinco, niacinamida, inositol, iodeto de potássio, acetato de DL-alfa tocoferila, sulfato de manganês monoidratado, sulfato cúprico, acetato de retinila, fitomenadiona, pantotenato de cálcio, cloridrato de piridoxina, cloridato de tiamina, cianocobalamina, riboflavina, ácido fólico e biotina. Contém aroma artificial de baunilha e estabilizante carragena. Aromatizado artificialmente. NÃO CONTÉM GLÚTEN.

Morango: Ingredientes: Sacarose, leite desnatado em pó, fosfato de magnésio, sólidos de xarope de milho, ascorbato de sódio, sulfato ferroso, sulfato de zinco, niacinamida, inositol, iodeto de potássio, acetato de DL-alfa tocoferila, sulfato de manganês monoidrato, sulfato cúprico, aceto de retinila, fitomenadiona, pantotenato de cálcio, cloridrato de piridoxina, colecalciferol, cloridrato de tiamina, cianocobalamina, riboflavina, ácido fólico e biotina. Contém aroma artificial de morango e corantes artificiais carmim, eritrosina e azul brilhante. Aromatizado artificialmente. NÃO CONTÉM GLÚTEN.Contém lactose.

Impressionante não é a quantidade de aditivos químicos presentes nesse """ alimento"""
Nadia Cozzi

2 comentários:

  1. Desde ver o artigo pela primeira vez fiquei impressionado e venho tentando ver algo de bom no Sustagen Kids, afinal, meu filho, que come pouco, o está tomando.
    Realmente, sempre achei absurdo a quantidade de aditivos em qualquer alimento, mas quando é direcionado à crianças, na minha opinião, a coisa piora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor seria pesquisar o que seu filho comerá melhor, e para isso os pais tb tem que dar exemplo. A sua alimentação como é?

      Excluir

Olá que bom vc estar aqui, em que posso ajudar?

Alimentos que parecem saudáveis, mas não são

Fonte: FOREVER YOUNG Por Sandra M. Pinto  14:51, 6 Maio 2022 Conheça-os aqui e ponha-os de lado Peito de peru processado:  Tem uma grande qu...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Feiras Orgânicas