quinta-feira, 7 de março de 2013

Afinal o que faz o Glutamato Monossódico com sua Saúde?



Os cientistas usam o Glutamato Monossódico como forma a induzir a obesidade em cobaias. Associado á uma dieta rica em calorias, o glutamato também demonstrou causar estresse oxidante no fígado.


Nas pessoas, as reações físicas ao glutamato monossódico pode causar dor de cabeça, formigamento, fraqueza, dor de estômago, enxaqueca, vômito, diarreia,sensação de aperto no peito, rash cutâneo ou sensibilidade à luz, barulho ou aromas.

Encontrado em produtos alimentícios rotulado como ácido glutâmico, proteína vegetal hidrolisada, extrato de proteína vegetal, caseinato de cálcio, extrato de levedura, proteína texturizada, farinha de aveia hidrolisada ou óleo de milho.

Fonte: A não dieta dos franceses
Dr. Will Clower

O glutamato é considerado uma excitotoxina, ou seja, ele superexcita as células nervosas, pois é utilizado como um transmissor de impulsos nervosos. O consumo excessivo e/ou freqüente desta substância tem sido associado à certas doenças neurológicas como: Alzheimer, Parkinson, dificuldade de aprendizado, hiperatividade e enxaquecas.

Um estudo publicado no Journal of Obesity, realizado na Universidade da Carolina do Norte (EUA), demonstrou que pessoas que utilizam glutamato monossódico estão mais propensas do que pessoas que não o utilizam a ficarem acima do peso ou obesas, mesmo que tenham o mesmo nível de atividade física e ingestão calórica.

O glutamato também pode acarretar alergias. Outros estudos relacionam o consumo excessivo desta substância com o risco de desenvolvimento de câncer do aparelho digestivo.

Fique atento: É importante criar o hábito de ler o rótulo dos produtos, assim poderemos identificar na lista de ingredientes aqueles alimentos que possuem glutamato monossódico em sua composição.
Fonte: Mundo Verde
É o Ajinomoto, encontrado em salgadinhos, sopas (pó), biscoitos, refeições congeladas, molhos para salada e carnes.

4 comentários:

  1. Parabéns, Dra. Nadia, pelo blog e por nos fazer ver o perigo do Glutamato.
    Aproveito para fazer uma pergunta (fora da questão) mas que me ocorreu agora há pouco: como devo fazer a limpeza de vegetais, especialmente as folhas verdes? Fiz um curso no qual foi ensinado as colherzinha de alvejante para cada litro de água. Acontece que, além de deixar gosto, me parece perigoso, já que é cloro, substância que tenho lido em sites como este que faz muito, muito mal ao organismo.
    Obrigado e abraços!
    Márcio H M.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcio, eu tb não gosto, eu compro as verduras orgânicas. lavo e deixo de molho no vinagre de maçã por uns 20 minutos. Escorro e sirvo. Abraços e obrigada pelos elogios ao blog, fique à vontade e sempre faça seus comentário, ok?

      Excluir
  2. Onde temos lista atualizada de produtos , aqui no Brasil, com glutamato monossódico? Tô fazendo um trabalho de alerta ao meu filho de 17 anos, q sempre cuidei da alimentação. Agora ele diz q sabe como comer. Tenho certas dúvidas...

    ResponderExcluir
  3. Oi Margareth a melhor maneira de saber isso é lendo os ingredientes do produto, estão no rótulo. Mas vc encontra em salgadinhos, biscoitos, sopas prontas, alimentos congelados, caldinhos prontos tipo Knorr, Maggi, molhos, hamburguer congelado, alimentos enlatados, requeijão, e outros. O melhor mesmo é ensinar seu filho a ler os ingredientes e vc mesma deve criar esse hábito. Sucesso.

    ResponderExcluir

Olá que bom vc estar aqui, em que posso ajudar?

Alimentos que parecem saudáveis, mas não são

Fonte: FOREVER YOUNG Por Sandra M. Pinto  14:51, 6 Maio 2022 Conheça-os aqui e ponha-os de lado Peito de peru processado:  Tem uma grande qu...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Feiras Orgânicas