quinta-feira, 4 de abril de 2013

Queijos brancos são reprovados por alto teor de gordura

G1 Globo

No teste do Idec, que incluiu 25 amostras do queijo tipo frescal, algumas também apresentaram quantidade de bactérias superior ao limite permitido.
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor testou o queijo minas frescal, também chamado de queijo branco. E em alguns casos, o resultado mostra que o queijo não é tão saudável quanto deveria.

Muita gente consome o queijo branco por achar que ele é mais leve e saudável. Mas a análise do IDEC constatou que 25 marcas de queijo branco não estão de acordo com as normas de saúde. Algumas têm excesso de gordura e outras, até coliformes fecais.

Na hora de comprar queijo, o consumidor olha, pega e procura as informações que acha mais importante. Mas e a tabela nutricional, com a quantidade de carboidratos, proteínas, gordura e sódio? “Confio no que está escrito na embalagem, você tem que ler e confiar, dar um crédito”, diz a corretora de imóveis Linda Torres.

Será que dá mesmo para confiar no rótulo? O Idec - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - decidiu testar. Levou 25 amostras do queijo tipo frescal, também conhecido como queijo branco e o resultado não é nada animador.

No teste de rótulo, que analisou a composição nutricional do queijo, todas as amostras foram reprovadas, o que significa que nenhuma delas continha exatamente o que dizia no rótulo. Gordura demais ou proteína de menos, por exemplo.

“Os maiores absurdos foram de fato em relação à composição nutricional. Queijos que tinham uma quantidade quase 10 vezes maior de gordura do que de fato declararam no rótulo, outros com quantidades de sódio duas vezes maior. Então, de fato, a informação que a gente tem no rótulo não condiz com a realidade para o caso dos queijos minas frescal. O consumidor acha que está consumindo um produto que tem menos gordura, mas na verdade não está”, afirma a nutricionista do Idec Ana Paula Bortoletto.

No teste microbiológico, que comprova a presença de microorganismos que fazem mal à saúde, mais problemas. Amostra de cinco amostras foram reprovadas porque continham uma quantidade de bactérias superior ao limite tolerado pela lei.

As amostras reprovadas eram das marcas Almeida, Almeida Light, Cascata, Santiago Light e Vernizzi. Os fabricantes informaram que estão tomando providências para resolver o problema.

"Ela pode ter desde um desconforto, uma sensação ruim na digestão, a ter de fato uma intoxicação alimentar por conta desse coliforme fecal”, ressalta a nutricionista.

Em nota, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária disse que os resultados do monitoramento do Idecservem como um alerta importante para a própria instituição e para os demais órgãos que fiscalizam a atividade de produção de queijo. A Anvisa afirma que vai coibir as práticas abusivas que podem levar os consumidores ao engano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá que bom vc estar aqui, em que posso ajudar?

Alimentos que parecem saudáveis, mas não são

Fonte: FOREVER YOUNG Por Sandra M. Pinto  14:51, 6 Maio 2022 Conheça-os aqui e ponha-os de lado Peito de peru processado:  Tem uma grande qu...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Feiras Orgânicas