segunda-feira, 22 de abril de 2013

Quem colocou sal no meu Toddynho?

Publicado em 30 de setembro de 2010 no site Alimentação e Saúde por Paulo Guimarães

Um achocolatado embalado em caixinha tetrapak de 200 ml certamente tem como consumidor o público infanto-juvenil. O produto em análise, o Toddynho, inclusive registra na embalagem, na parte de informações nutricionais, uma referência à dieta de uma criança entre 4 e 6 anos, além de ter uma embalagem de apelo claramente infantil.



O que se espera de um produto destes é não muita coisa mais do que uma mistura de leite, açúcar e cacau, ou seja, 3 componentes, para alimentar nossas crianças e, eventualmente, adultos.

Mas na realidade, o que se adquire consiste em uma mistura de 15 componentes,incluindo a inesperada presença de sal. Alguns outros ingredientes também surpreendem como o leite, que é reconstituído e não in natura (reconstituído = leite em pó rehidratado, que contém gorduras oxidadas). E qual o objetivo de adicionar soro de leite (e em pó, coisa que eu desconhecia existir) e gordura vegetal hidrogenada se o leite, sendo integral, já tem soro e gordura?

Ficha do Produto e Ingredientes
Nome Comercial: Toddynho.
Fabricante: Pepsico do Brasil Ltda.
Aquisição: Aracaju – março de 2010.
Distância rodoviária da fabricação à aquisição: 280 Km (fabricado em União dos Palmares / AL). Este viajou pouco, é quase um produto local.

O Toddynho contém 15 componentes no total
(17 se contadas separadamente cada uma das vitaminas)

8 ingredientes: leite integral reconstituído, açúcar, soro de leite em pó, cacau, gordura vegetal hidrogenada, extrato de malte, vitaminas (C, A e ácido fólico), e sal.

7 aditivos:
2 espessantes – goma guar e carragena.
4 estabilizantes – mono e diglicerídios de ácidos graxos, citrato de sódio e lecitina de soja.

Aromatizante – cita que tem, mas não diz qual.
Contém glúten? SIM.
Na hora do próximo lanche do seu filho, lembre de tudo que está listado acima.
Quer saber mais sobre os achocolatados? Veja o vídeo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá que bom vc estar aqui, em que posso ajudar?

Alimentos que parecem saudáveis, mas não são

Fonte: FOREVER YOUNG Por Sandra M. Pinto  14:51, 6 Maio 2022 Conheça-os aqui e ponha-os de lado Peito de peru processado:  Tem uma grande qu...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Feiras Orgânicas