Ufam realiza feira de produtos orgânicos nesta semana em Manaus




Serão oferecidos ao público hortaliças, vegetais e frutas, como mamão, abacaxi, tomate, melancia e abóbora, a preços abaixo do cobrado nos grandes supermercados.

[ i ]


Manaus - Produtos orgânicos terão espaço na “Agroufam 2014: Feira da Produção Familiar”, realizada nos dias 23 e 24 de janeiro, das 8h às 18h, na Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), bloco 1, no minicampus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), no Coroado, zona leste.

Produtores agrícolas dos municípios de Careiro da Várzea, Iranduba, Urucurituba, Manacapuru, Itacoatiara e do entorno de Manaus, como os das Associações dos Produtores do Brasileirinho, dos Produtores Orgânicos do Amazonas (Apoam) e do Ramal do Pau Rosa, terão a oportunidade de expor suas produções e comercializá-las.

De acordo com um dos organizadores, Manoel Seixas Neto, do grupo Pró-rural, o objetivo é fomentar o trabalho de pequenos agricultores que praticam técnicas orgânicas de cultivo, sem o uso de agrotóxicos, facilitando o acesso aos consumidores finais.

“A agroecologia trabalha com alimentos saudáveis que não têm agrotóxicos, que agridem o ser humano e o meio ambiente. Além disso, com o evento, nós pretendemos facilitar o acesso de agricultores familiares, que poderão vender seus produtos diretamente ao consumidor final”, disse Manoel.

Heloiza Vasconcelos, representante e pesquisadora do Núcleo de Socioeconomia, da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), disse que a feira surge como estratégia de mercado para a divulgação da diversidade de produtos da agricultura familiar. De acordo com ela, o núcleo fomenta a pesquisa e a extensão junto às comunidades agrícolas do Amazonas e a feira constitui o resultado de estudos da relação entre os comunitários.

“Trata-se de uma feira de transição, rumo a uma feira totalmente agroecológica. A AgroUfam tem como premissa estabelecer um ambiente de comercialização dos produtos da agricultura familiar, com base nos princípios agroecológicos, de desenvolvimento sustentável, segurança alimentar, de inovação tecnológica, extensão universitária e inclusão social”, comenta a pesquisadora.

Na programação, além das palestras e oficinas, estão previstas também atrações culturais. As inscrições são gratuitas para essas atividades com vagas limitadas.

A 'AgroUfam 2014: Feira da Produção Familiar' está sendo promovida pelo Núcleo de Socioeconomia da Ufam, pela Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), Secretaria de Produção Rural (Sepror) e Parque Científico e Tecnológico para Inclusão Social (PCTIS).

Fonte: http://www.d24am.com/amazonia/meio-ambiente/ufam-realiza-feira-de-produtos-organicos-nesta-semana-em-manaus/104697

Comentários

Postagens mais visitadas