sexta-feira, 14 de março de 2014

Fermento quimíco X Fermento biológico. Qual é a diferença?

fermento químico



Muitas vezes temos essa dúvida, qual é o fermento certo?
Quando se adiciona fermento à massa ocorrem processos químicos e biológicos que produzem compostos gasosos que levam à expansão da massa de pães e bolos e originam pequenos buraquinhos deixando a massa macia.

Ótimo, mas qual é a diferença entre fermento químico e biológico?
O fermento químico é constituído principalmente de bicarbonato de sódio. Quando decomposto gera gás carbônico e água o que faz com que a massa aumente o volume. A reação precisa do aumento da temperatura e só termina quando todo o fermento reage. Usado em bolos. broas, biscoitos e produtos de confeitaria. Não se guarda na geladeira.
* Hoje os fermentos químicos à base de amido de milho estão transgênicos, procure os que tem à base amido de mandioca, leia os ingredientes ou troque pelo fermento feito em casa.

Já o fermento biológico é constituído de um fungo do tipo levedura. Para reagir precisa alimentar esse fungo com glicose, que metabolizada  se transforma em gás carbônico e álcool. O calor faz a massa expandir. O fermento biológico é um organismo vivo, portanto precisa de mais cuidados: temperatura entre 30 e 50° C,  tempo para crescer. Importantíssimo quando o assunto for pães ou pizzas.

Existem dois tipos de fermento biológico o fresco em tabletinhos e o seco em pó. O fresco guarda-se na geladeira o seco não.

fermento fresco

   Proporção: 10g de fermento fresco = 1 colher de sopa de fermento seco

2 comentários:

  1. Nadia, o fermento da marca Yoki não utiliza transgênicos. Participo de um grupo de produtores orgânicos aqui no Rio de Janeiro ligado a ABIO e descobrimos esse fermento não transgênico. Abraços, Denise Bloise - Alimento Universal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alimento Universal, a Yoki tem 2 tipos de fermento para bolos um é feito de amido de milho e tem o símbolo do transgênico e outro feito de amido de mandioca, esse sim não transgênico. Tem que prestar muita atenção para não levar gato por lebre

      Excluir

Olá que bom vc estar aqui, em que posso ajudar?

Alimentos que parecem saudáveis, mas não são

Fonte: FOREVER YOUNG Por Sandra M. Pinto  14:51, 6 Maio 2022 Conheça-os aqui e ponha-os de lado Peito de peru processado:  Tem uma grande qu...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Feiras Orgânicas