VIVÊNCIA C5 – Visita à fazenda de café


Foram longos meses de maturação no pé. Em maio os primeiros frutos maduros de café começam a ser colhidos. É o melhor momento para entender o que diferencia um grão de qualidade superior, os processos pelos quais o café passa até chegar à mesa.

O C5 aproveita a ocasião e convida a primeira Vivência de 2014: visita à Fazenda Sertão, produtora de cafés premiados em Carmo de Minas, no próximo sábado (dia 3 de maio). A atividade faz parte da 3ª Semana do Café de Lorena, que pretende apresentar os bastidores desta cadeia produtiva. Durante a visita, o produtor Hélcio Carneiro Pinto Júnior apresentará seu cafezal e explicará aspectos técnicos da lavoura. Sistemas de cultivo, tipos de colheita, beneficiamento, classificação e degustação dos grãos são alguns dos temas abordados.

A vivência tem duração de aproximadamente 3 horas e inclui uma leve caminhada às lavouras de café, paradas nos mirantes de elevadas altitudes e visita monitorada com explicações sobre o processo de produção de grãos especiais, do pé à xícara.

Respeitar a complexidade desta bebida e estudá-la é a melhor forma de oferecer um serviço de qualidade. E um exemplo prático disso é o serviço de cafés do NOMA, que voltou ontem à liderança do 50th Best Restaurants.

Aguardamos vocês!

INFORMAÇÕES GERAIS:
Saída de São Paulo:
Data: 3 de maio de 2014
Hora: 6h da manhã // com pausa em Lorena para tomar café da manhã

Local da saída: Rodoviária Tietê às 6h em van de 15 lugares.
Custo: R$ 120,00 (este custo é exclusivo para pagar a VAN). As refeições do dia serão por conta de cada um.

**Para participar, é importante fazer a reserva com antecedência no email:centroculturaculinariac5@gmail.com

**É recomendando o uso de bonés, chapéus, óculos de sol, protetor solar e calçados confortáveis.

NOTA IMPORTANTE: Em caso de chuva, a visita à fazenda não acontecerá e seu dinheiro será devolvido.

SOBRE A SEMANA DO CAFÉ DE LORENA
O evento nasceu em 2011 timidamente para não deixar o Dia Nacional do Café, 24 de maio, passar em branco. Seu grande idealizador, o proprietário da cafeteria Marleba Café - Marcelo Malerba -, mobilizou a cidade para receber grandes especialistas do mercado cafeeiro e apresentar o tema café para consumidores da cidade e região. “A ideia é apresentar o mundo do café para pessoas que ainda não o conhecem”, explica.

Com o tempo, o evento cresceu e atraiu ainda mais atenção. Nomes como Marco de la Roche, Isabela Raposeiras, Giuliana Bastos, Cecília Sanada, Lucas Salomão, Helcio Júnior, Ton Rodrigues, Giuliana Bastos já deram sua colaboração nas edições passadas e despertaram o interesse para o tema em muitas pessoas.

Agora, a região que foi o berço da cafeicultura brasileira - o Vale do Paraíba - se prepara para sua terceira edição com grandes nomes do mercado cafeeiro. A historiadora, Ana Luiza Martins, Ensei Neto e Hugo Wolf serão algumas das estrelas inéditas no evento que está fazendo história. (confira a programação completa neste link: http://tinyurl.com/mct9nhz)
 

Comentários

Postagens mais visitadas