Novo empreendimento de 'padaria online' vende pães orgânicos, artesanais e de fermentação natural

Fonte: Olhar direto
Da Redação - Isabela Mercuri
Foto: Reprodução / Lucio Almeida
Imagine comer um pão feito somente com ingredientes orgânicos, grãos inteiros, fermentação natural, feito artesanalmente e com especiarias que dificilmente são encontradas em Cuiabá. Agora imagine comprar este pão via internet, com a praticidade do ‘e-commerce’ e buscá-lo uma vez por semana, ainda com a possibilidade de fazer planos mensais para facilitar. Essa é a proposta do “The Bread Lab”, novo empreendimento do Chef Boulanger Lúcio Almeida.

Lúcio saiu de Cuiabá para estudar engenharia civil em São Paulo, mas a ideia não durou nem o primeiro ano: “Comecei a morar sozinho, fui gostando de cozinhar, e aí eu fiz um semestre de engenharia e fui estudar gastronomia”, conta o Chef.
No meio do curso, que fez na Anhembi Morumbi, ele foi convidado por Rogério Shimura – um dos maiores padeiros de São Paulo, e seu professor de panificação – para trabalhar com ele e Alex Atala na “Em nome do pão”. Ao terminar a faculdade, Lúcio foi fazer pós-graduação em panificação artesanal no renomado San Francisco Baking Institute.

De volta a Cuiabá, trabalhou durante um ano na Padaria do Moinho e prestou consultorias e treinamentos. “Depois eu comecei a bolar um plano de negócios. Mas eu esbarrava no alto investimento e as pessoas não conheciam meu projeto por aqui”, explica. Depois de muito conversar, principalmente com os amigos dos Estados Unidos, ele decidiu arriscar e investir no The Bread Lab. “Eu pesquisei muito e tive a ideia de fazer um site, com venda online, e entrega em algum lugar. Procurei um local onde havia um público que eu quero atingir... pesquisei sites de e-commerce, fiz dois cursos online e montei o site”.


(Foto: Thiago Suíço)

A padaria virtual entrou em funcionamento nesta segunda-feira (9), e durante toda a semana os clientes podem escolher e comprar seus produtos. No sábado (14) eles serão entregues na Rua 24 de Outubro, dentro do Espaço Magnólia, das 8h às 14h.

Nesta primeira semana, Lúcio disponibilizou quatro tipos de pães: Sourdough Orgânico, Sourdough Multigrãos, Sourdough Centeio e Ciabatta. O Chef explica: “O sourdough é uma massa mais azeda, feita em fermentação natural, e por isso é menos doce. O processo demora mais de 24 horas para fermentar, o que faz com que ele seja digerido mais facilmente, e também que dure mais - cerca de uma semana”.

A partir desta massa, são feitas as variações. O ‘orgânico’ é feito somente com ingredientes orgânicos, o de centeio tem mais de 51% da sua composição com este grão, o multigrãos tem sementes de girassol orgânica, gergelim orgânico, linhaça dourada orgânica e farinha de centeio orgânica, farinha de trigo branca orgânica e farinha de trigo integral orgânica. E a ciabatta é o produto mais ‘conhecido’, que leva farinha de trigo branca orgânica, farinha de trigo integral orgânica, água, azeite de oliva extra virgem e sal marinho.

Nas próximas semanas, o The Bread Lab trará novas opções, como pães saborizados (de cabernet sauvignon, de azeitona kalamata, de chocolate belga, pecan e de passas ao rum), além de opções como pão de quinoa, pão de tapioca e trigo germinado, baguette, focaccia e até mesmo pão de hambúrguer. “Eu não diria que são pães fit, mas são pães saudáveis”, afirma Lúcio.


Lucio Almeida (Foto: Isabela Mercuri / Olhar Direto)

Os preços variam de R$15 para os pães mais ‘comuns’, a R$30, para os mais elaborados. Lúcio explica que todos os ingredientes são de primeira qualidade, importados. No futuro, ele pretende vender também geléias e outros acompanhamentos.

Quem quiser conhecer mais sobre o chef, as receitas e os pães, pode acessar também o BLOG do Lúcio, no qual ele posta todas as quartas-feiras. As compras devem ser feitas pelo SITE, e os pães são entregues aos sábados, das 8h às 14h, no Espaço Magnólia (Rua 24 de Outubro, 937).

Comentários

Postagens mais visitadas