terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Chega de desperdício. Vamos reaproveitar os alimentos



Além de termos milhões de pessoas passando fome no Mundo, alimento é nutrição, é mantenedor da Vida e por isso deve ser preservado. Para mim que só utilizo alimentos orgânicos, aproveitamento é questão de ordem, pois estamos lidando com alimentos com maior energia e que tiveram cuidados especiais no plantio, na colheita e no preparo.

Mesmo sendo um dos principais produtores de alimentos do mundo, o Brasil ainda desperdiça mais de 11 milhões de toneladas de alimentos todos os anos. Os dados são do Centro de Agroindústria de Alimentos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que aponta também que os brasileiros jogam fora 37 quilos de hortaliças anualmente.

As festas de fim de ano cheias de afeto e promessas de mudança são recordistas em desperdício, um paradoxo que poderia ser facilmente resolvido com planejamento.

Mas vamos lá, vamos supor que mesmo combinado o que cada um traria para a festa, quantidades e preferências, assim mesmo sobrou muita comida, como fazer então para não desperdiçar e fazer o reaproveitamento?

Bolo de frutas:
·         Pode ser fatiado, levado ao forno em uma assadeira e virar deliciosas torradas doces para serem servidas com patês.
·         Para virar um delicioso pavê basta molhar as fatias do bolo na sua bebida favorita ou suco de laranja lima. Colocar por cima um creme feito leite fresco, cacau em pó, açúcar mascavo, e levar ao fogo para engrossar com fécula de batata, no lugar do amido de milho transgênico. Fazer camadas, bolo / creme/ bolo / creme. Terminar com o creme, enfeitar com frutas secas, que podem também ser colocadas no recheio. (Assim também já reaproveitamos as frutas secas).

Saladas:
·         Se conservam melhor se não forem temperadas com antecedência. Sobras de nozes, amêndoas e frutas cristalizadas com creme de leite fresco ou iogurte fazem um molho diferente, esse mix de doce e salgado dá vida nova à salada de ontem.

Carnes:
·         As sobras em pequenos pedaços viram farofa.
·         O peru ou o tender podem ser desfiados, acrescenta-se requeijão caseiro, recheia-se um pão francês e está pronto um sanduíche delicioso para o lanche da tarde.
·         Se você achou que a carne ressecou, faça uma calda de maracujá, ameixa ou frutas vermelhas e regue as carnes que ganham cara nova.
·         Quer uma massa? Faça um espaguete ao óleo, com molho branco e vermelho e acrescente o Pernil da noite anterior juntamente com as ameixas secas, frutas cristalizadas e nozes. Uma delícia!

Arroz e a farofa:
·         Podem ser utilizados no dia seguinte, desde que conservados em geladeira.
·         Quer um risoto? Adicione vinho branco à sobra do arroz, desfie a carne que sobrou e misture com amêndoas.
·         Arroz com bacalhau também é uma boa opção.

Frutas frescas:
·         Aquelas que enfeitaram a mesa na ceia, se transformam numa colorida e saudável salada de frutas, regue com suco de uva ou laranja para temperar. Iogurte ou sorvete também são boas opções.
·         Faça compotas ou frutas em calda.


Tem mais ideias? Colabore conosco, mande a sua sugestão.
Blogueira, Consultora, Escritora e Blogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário.
Ele nos ajuda a pesquisar os assuntos que interessam a você, leitor.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Feiras Orgânicas