Halloween ou dia do Saci. Que tal fazer essa festa com carinha de Brasil?

Pois é, o Brasil não tinha a tradição de comemorar o Halloween, mas de uns anos para cá até as escolas organizam essa verdadeira orgia de doces. Gostosuras, mas que na verdade são travessuras bem sérias para o organismo dos pequenos.

Muitos de vocês com certeza não sabem que nesse dia aqui no Brasil se comemora o Dia do Saci, uma tentativa de se criar um dia especial para as nossas figuras folclóricas.

O Saci é travesso, muito brincalhão, diverte-se com os animais e com as pessoas. Moleque acaba levando a culpa de coisas que acontecem nas casas: esconder coisas, fazer a comida queimar, etc.

Reza a lenda, que o Saci vive nos redemoinhos de vento e pode ser capturado com uma peneira, mas para garantir a sua obediência precisa esconder o seu capuz e prendê-lo numa garrafa. Outra lenda é que os Sacis nascem em brotos de bambus, vivem sete anos e, após esse tempo, vivem mais setenta e sete para atentar a vida das pessoas e dos bichos, quando morrem viram um cogumelo venenoso ou uma orelha de pau.

Eu brinco muito com os Sacis quando somem as coisas em casa eu sempre digo: Seu Saci devolve o que eu perdi ou te amarro no pé da mesa. Coincidência ou não as coisas sempre aparecem, rs.

Mas vamos à culinária, que tal fazer essa festa das Bruxas ou dos Sacis com um toque bem mais saudável e ao mesmo tempo engraçado? Andei pesquisando pela Internet e achei fotos bem interessantes:

Cansados da tradicional abóbora?



Quer idéias de carinhas?






















Pipoca feita na panela (pipoca de micro-ondas ninguém merece!) e servida em baldinhos coloridos e com carinhas. Boa opção para comer e decorar.

Bruxas não podem faltar ou pelo menos seus chapéus


Vamos brincar com as frutas, sempre saudáveis cheias de fibra  e sucos?

Que tal uma mousse de abacate com chocolate para rechear as laranjinhas?


Bananas e mexericas também podem ficar 
assustadoramente atraentes para a criançada!

Que tal essas uvas com olhinhos?

Está na hora dos salgados: Pizza sempre é bem recebida por todos




Ovos de aranha, que medo!!!

Olha a bruxa da novo, agora com sua vassoura de queijo.

Mas se a preferência é um sanduíche bem gostoso que tal esses de aranha 
ou um Hamburguer caseiro bem especial?






















Sabe aquela abóbora que você usou na decoração? 
Pode virar um docinho bem gostoso. 


Se você optou pela melancia ou abacaxi, cortadinhos em pedaços também podem virar esses potinhos tão bonitos e fáceis de fazer.

Bolo de chocolate não pode faltar


Bem legal não é, gostosuras e travessuras podem andar juntinhas. Saúde e brincadeira devem estar presentes sempre que o assunto é criança!

Mas se o problema é falta de receita, o meu Blog BioCulinária pode ajudar, são receitinhas bem fáceis de fazer.

Partiu Halloween do Bem?




Imagens: Pixabay e Google

Comentários

Postagens mais visitadas