Iogurte para intolerância à lactose

A substituição do leite de vaca pelo iogurte é uma boa opção para quem têm intolerância à lactose, pois o iogurte é rico em cálcio e possui uma menor quantidade de lactose, sendo mais facilmente digerido.
O iogurte é um leite fermentado por bactérias conhecidas como lactobacillus que digerem parcialmente a lactose, e por isso ele é mais fácil de digerir do que o leite, sendo especialmente indicado em caso de intolerância à lactose, já que é um alimento rico em cálcio, um mineral essencial para a saúde dos dentes e dos ossos.
O queijo também é outra alternativa ao leite de vaca, mas o problema neste caso é que tem uma quantidade de gordura maior e por isso pode ser contraindicado em casos de colesterol alto ou obesidade. O iogurte desnatado tem aproximadamente o,3% de gordura o semi-desnatado tem um teor de gordura de o máximo 1,8 e o iogurte integral alcança os 3,5% de gordura. A concentração de cálcio dos iogurtes é sempre mais elevada do que no mesmo volume de leite.

Comentários

  1. Desde os meus 11 anos de idade não como nada com leite e praticamente nenhum derivado por não gostar. Mas tive recomendações médicas para tentar comer algo, foi então que comecei a comer um igurte, porem tive varias crises de enxaqueca. resolvi parar de comer e melhorei. Gostaria de saber de realmente tem relação e se tem gostaria de uma sugestão. Acreditem, não é nada fácil não comer queijo ( incluindo pizza, lasanha e lanches).

    ResponderExcluir
  2. Oi Larissa,porque vc tem que tomar leite? Se é por causa do cálcio, vc pode comer verduras escuras,veja o link http://bioculinaria.blogspot.com.br/2012/01/nem-so-de-leite-de-vaca-vive-o-calcio.html.
    Queijos amarelos, manteiga não tem lactose, então vc pode comer sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja também este artigo dos queijos http://alimentopuro.blogspot.com.br/2014/02/instolerancia-lactose-x-queijos.html

      Excluir
  3. Oi, Nadia para mim tbm não dá certo nenhum derivado. Obrigado

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Faça seu comentário.
Ele nos ajuda a pesquisar os assuntos que interessam a você, leitor.

Postagens mais visitadas