terça-feira, 8 de março de 2011

Cronologia dos Orgânicos


Aos mais desavisados esclareço que a “onda dos Alimentos Orgânicos” existe desde a década de 20, quando apareceram as primeiras preocupações com os efeitos da química na integridade do solo e na saúde das pessoas.

Um solo puro é repleto de fertilizantes que lhe são inerentes. É um artista maravilhoso que com o poder conferido pela Natureza gera a Vida em seu sentido mais amplo.

Qualquer interferência em sua vitalidade altera seu ciclo natural, causando desequilíbrio biológico, por eliminar microorganismos fundamentais ao desenvolvimento das plantas.

A aplicação de agrotóxicos compromete o sabor dos alimentos, a saúde do lavrador que manipula tais produtos e conseqüentemente toda a cadeia alimentar, inclusive nós, os consumidores. Desnecessário lembrar o que acontece ao Meio Ambiente e aos Ecossistemas.

O Agrotóxico foi desenvolvido na 1ª Guerra Mundial e mais amplamente utilizado na 2ª Guerra como arma química. Após a Guerra com a desculpa de acabar com a fome do Mundo e aumentar a Produção, o agrotóxico passou a ser usado como defensivo agrícola.

Na Alemanha em 1924, Rudolf Steiner criou o conceito de Agricultura Biodinâmica que defende a terra como organismo vivo, sensível a forças dinâmicas, não materiais.




Nos anos 30, no Japão surge o pesquisador Meishu Sama com a Agricultura Pura, que busca a harmonia, a saúde e a prosperidade entre os seres vivos, como fruto da conservação do ambiente natural e respeito às suas leis. Amar o solo para que ele possa emanar sua força é sua proposta.

Na Inglaterra, década de 40, a Agricultura Orgânica tem seus conceitos estabelecidos por Sir Albert Howard, com a fundação da The Soil Association que aprofundou as pesquisas de materiais e métodos Orgânicos pelos anos seguintes. Várias técnicas agrícolas foram agregadas ao Conceito Alimento Orgânico, como a Agricultura Pura e a Biodinâmica, entre outras.  
Na década de 60 o movimento dos Orgânicos cresce na Europa e EUA.





Nos anos 70 é fundada a IFOAMFederação Internacional dos Movimentos de Agricultura Orgânica.



Na década de 90 a produção e o consumo de Orgânicos são regulamentados, culminando em 2003 com a realização da primeira conferência BIOFACH da América do Sul, realizada sem setembro no Rio de Janeiro, com sucesso espalhando-se por vários outros países.

A Agricultura Orgânica cresce a cada ano, muitos outros pesquisadores poderiam ser citados, mas prefiro deixar atuar seu espírito de busca na pesquisa e aprofundamento sobre o assunto, permitindo assim que seus conceitos e avaliações se desenvolvam e fortaleçam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá que bom vc estar aqui, em que posso ajudar?

Alimentos que parecem saudáveis, mas não são

Fonte: FOREVER YOUNG Por Sandra M. Pinto  14:51, 6 Maio 2022 Conheça-os aqui e ponha-os de lado Peito de peru processado:  Tem uma grande qu...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Feiras Orgânicas