quinta-feira, 11 de julho de 2013

Conheça sete alimentos que podem renascer a partir de si mesmos.

Fonte: As boas novas


Uma das propriedades mais incríveis da natureza é a sua capacidade de recomeçar.


Se o processo de germinação das sementes já chama a atenção, a possibilidade de se gerar uma nova planta a partir de uma parte de outra pré-existente é ainda mais fascinante, não é mesmo?

Isso, entretanto, não é uma regra; apenas alguns vegetais são capazes de perpetuar sua espécie dessa forma e hoje você irá conhecer alguns deles. Você vai se surpreender ao descobrir que muitos deles estão presentes dentro da sua geladeira.

Veja como cultivar algumas verduras, legumes e até frutas sem precisar das suas sementes, apenas de uma dose (maior ou menor) de paciência:

1. Cebolinha:
Nível: facílimo

Tempo até ficar pronto para consumo: cinco dias

Como fazer? As raízes não são aproveitadas para dar aquele toque especial nos seus pratos, mas elas têm mais força do que você imagina. Mergulhando-as em um copo com água, que deve ser trocada todos os dias, em breve, você contará com uma plantação de cebolinhas hidropônicas.


2. Alho:
Nível: fácil

Tempo até ficar pronto para consumo: 15 dias

Como fazer? Infelizmente, aqui você não conseguirá novos dentes de alho, mas poderá se aventurar em um novo sabor. Se você mergulhar os dentes de alho em um copo com um pouco de água (sem cobri-los) e trocá-la sempre que ela ficar turva, logo irá se deparar com os brotos de alho. Eles vão muito bem com batatas assadas, homus, guacamole e qualquer tipo de salada. Só não os corte muito perto dos dentes que os originaram. As extremidades de cor verde mais escuro são mais saborosas. Experimente!


3. Alface romana:
Nível: fácil

Tempo até ficar pronto para consumo: 20 dias

Como fazer? A partir da cabeça (que normalmente jogamos fora) de uma alface romana, é possível cultivar uma nova verdura de forma orgânica. Não é estritamente necessário plantá-la na terra, mas no solo você conseguiria folhas duas vezes maiores do que no cultivo hidropônico. Entretanto, não se prenda por isso. Encha uma caneca grande com cerca de um dedo de água e deixe a cabeça da alface ali, de preferência em algum lugar que pegue um pouco de Sol. Cheque a água todos os dias e reponha-a sempre que necessário.


4. Cenoura:
Nível: fácil

Tempo até ficar pronto para consumo: 15 dias

Como fazer? As folhas de cenoura possuem um sabor bastante particular e muitas pessoas gostam de usá-las nas saladas ou para dar um toque especial em sopas ou drinks de frutas. Supernutritivas, as folhas de cenoura podem ser cultivadas facilmente cortando a cabeça de uma cenoura (a parte que costumamos jogar fora) e colocando-a em uma vasilha com um pouco de água até metade de sua altura.





5. Manjericão:
Nível: médio

Tempo até ficar pronto para consumo: 45 dias

Como fazer? Os amantes da pizza Marguerita vão ficar doidos: é possível criar uma fonte praticamente eterna de manjericão dentro de casa, usando apenas um copo com água. Separe um galhinho do manjericão que você comprou na feira e corte com uma faca de lâmina afiada logo abaixo dos nós (de onde saem novas folhas e galhos), deixando a muda com cerca de 10cm de altura. Tire todas as folhas dos galhinhos, deixando apenas as da parte superior. Mergulhe-os em um copo cheio de água, deixando apenas as folhas para fora. Mantenha o copo em um local fresco, mas que bata a luz do Sol, e troque a água de vez em quando. Raízes vão nascer e quando atingirem cerca de 5cm de altura, separe cada galhinho em um novo copo. Cuide para que as plantas tomem cerca de 6h de Sol por dia e já comece a separar a lenha.

6. Batata doce:
Nível: difícil

Tempo até ficar pronto para consumo: dez meses

Como fazer? Esqueça a teoria de que mais vale um pássaro na mão do que dois voando. Aqui, em nome da subsistência futura de batatas doces, você terá que sacrificar a mãe de todas elas. Compre uma batata doce no mercado, fure-a com palitos de espeto e deixe-a suspensa em um copo com água, de modo que apenas metade dela fique submersa. Troque a água periodicamente e tenha paciência até que as mudas comecem a germinar. A espera valerá a pena: uma única batata doce pode originar mais de 50 mudas. Plante algumas mudas em um vaso de terra espaçoso e aí é só esperar. O cultivo da planta segue da forma tradicional: garanta que ela tome um pouco de luz e regue-a periodicamente.

7. Abacaxi:
Nível: difícil

Tempo até ficar pronto para consumo: três anos

Como fazer? Depois de se deliciar com o abacaxi que você comprou no mercado, separe a coroa unida à base que ficava presa na casca. Tire todo o excesso da fruta e mergulhe só a base em um copo com água, que deve ser trocada periodicamente. Em algumas semanas, as raízes terão crescido e a muda estará pronta para ser plantada em um vaso com terra (do mesmo tipo em que se cultivam cactos). Nessa primeira etapa, a quantidade de água no solo deve ser mantida equilibrada: nem muito seco, nem muito molhado. Depois de alguns meses, as raízes já estarão firmes e o antigo abacaxi finalmente será uma nova planta. As folhas velhas serão substituídas por novas e, depois de cerca de um ano, chegará a hora de mudar a planta para um vaso maior e de melhor drenagem. Aí, é só esperar e seguir com o cultivo da forma tradicional: luz + água periodicamente.

(Livre tradução e adaptação do texto 13 Vegetables That Magically Regrow Themselves do portal Buzzfeed)

31 comentários:

  1. excelente matéria, dr Fábio.. Parabéns e muita paz sempre.

    Roberval / Betânia Maciel
    Natal - RN

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostei das informações porém tive dificuldade de leitura, uma vez que a letra é muito pequena e está em itálico, poderia me sugerir uma outra forma de ler? Agradeço.

    Jussara martins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, utilize ctrl + e ctrl -

      Excluir
    2. Deve ser a configuração de seu pc, pois abriu normalmente e sem ser itálico.Vc pode colar o texto em word e la escolher o tamanho e a opção de letras. Espero ter ajudado.

      Excluir
  3. Oi Jussara aumente o zoom da sua tela, vc conseguirá ler melhor. Bjos

    ResponderExcluir
  4. Gracinha essa mini-horta: vou fazer.
    A batata fica bem decorativa tb, já tive várias. Há que se ter cuidado com o lado certo a ser colocado na água: do lado errado não brota.
    Temos, entretanto, q prestar atenção com larvas de mosquito da dengue.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a matéria, vou providenciar uma hortinha urgente aqui em casa! Adoro os temperinhos naturais na comida!

    ResponderExcluir
  6. Como foi importante este artigo, vou praticar, obrigada!

    ResponderExcluir
  7. falta o gengibre

    ResponderExcluir
  8. amei essas dicas e vou seguir diretinho,obrigado.

    ResponderExcluir
  9. gostaria de saber se as cenouras e o alho chegam a produzir sementes.
    estou deixando as cenouras brotarem com esta intenção, mas nunca fiz isso antes.
    abraços
    Dani

    ResponderExcluir
  10. Oi Dani, não vc tem folhas de cenoura e folhas de alho para aromatizar saladas, tortas e bolinhos.

    ResponderExcluir
  11. Adiciona as:

    Familia das BRASSICAS (couve repolhos, couve lombarda, broculos, couve flor, etc....)

    Tambem
    Acelga, alho francês, qualquer alface, e outros

    ResponderExcluir
  12. belas dicas adorei

    ResponderExcluir
  13. Obrigada !! Continue postando artigos úteis à sociedade!!

    ResponderExcluir
  14. Valeu!! vamos fazer, obrighada

    ResponderExcluir
  15. Gostei, Será q a hortelã tb poderia seguir o método do manjericão?

    ResponderExcluir
  16. com certeza no lugar de *húmus* (matéria orgânica depositada no solo, resultante da decomposição de animais e plantas mortas) deveria estar *homus* (alimento típico do Oriente Médio feito a partir de grão-de-bico cozido e espremido, tahini, óleo de oliva, suco de limão, sal e alho.)

    ResponderExcluir
  17. Muito legal, vou fazer a hortinha!! Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  18. Estou fazendo com o alho , é impressionante como crescer rapido ! Ja tentei por 3 vezes fazer com a cenoura , troco a agua todo dia , mas ela sempre acaba apodrecendo ..... alguem sabe porque ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente com as cenouras Orgânicas Kharin, às vezes a cenoura convencional está tão cheia de agrotóxicos que não brota mais.

      Excluir
    2. ok ! vou tentar .... depois conto se deu certo !! mas se a organica brotar , acho que nunca mais como a outra.....

      Excluir
    3. Eu se fosse vc não esperaria brotar, trocava o máximo possível para os alimentos orgânicos.

      Excluir
  19. Muito valiosas as informações aqui prestadas.Dicas super legais!

    ResponderExcluir
  20. batata inglesa (aquela normal);
    beterraba;
    cará;
    inhame;
    cara-de-cerca;
    couve-flor;

    bastar nao cortar a parte que nasce o broto , pode se deixar na agua de molho ou plantar direto num lugar com atençao diária.

    também existem centenas de plantas e da pra fazer mudinha pelo galho. é so ir tentando, hortela, menta, oregano, manjericao, etc muita coisa pega por galho, tem q ter abundancia em agua no inicio.

    ResponderExcluir
  21. VOU FAZER COM A ALFACE. ADORO ALFACE!

    ResponderExcluir

Olá que bom vc estar aqui, em que posso ajudar?

Alimentos que parecem saudáveis, mas não são

Fonte: FOREVER YOUNG Por Sandra M. Pinto  14:51, 6 Maio 2022 Conheça-os aqui e ponha-os de lado Peito de peru processado:  Tem uma grande qu...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Feiras Orgânicas