Prezados, sem querer começar uma guerra, por favor, estamos entre amigos,
mas me sinto na obrigação de fazer uma ressalva...
Uma das grandes vantagens de comprar uma máquina de pão, além da óbvia que é ter pão fresco a hora que se quiser, é poder fazer pães mais saudáveis.
A comer um pão com melhorador de massa, anti-mofo, estabilizante, emulsificante, acidulante, espessante, e todos os "antes" que estão disponíveis, eu compro pão industrial, que dá trabalho zero e está sempre no ponto perfeito... Um treco que mata mofo certamente que não vai ser muito bom pro nosso metabolismo.
Digo isso com a tranquilidade de ter desenvolvido em laboratório dois compostos antifúngicos baseados na pirimidinotetrona e
olha, o que esse treco faz com as cobaias de teste é uma tristeza... mesmo nas doses microscópicas que se usa no pão, há efeito metabólico apreciável.
Pior é que geralmente esses compostos são lipossolúveis (para poderem penetrar na cápsula do fungo) e assim ficam armazenados em nossa gordura, e com o tempo temos um lindo acúmulo de porcaria no nosso "corpitcho lindjo" que Deus deu... Eu tenho um conhecido que trabalhou muito tempo com esses compostos e quando começou a fazer um ritmo mais forte de treinamento começou a ter problemas de pele e acabou desenvolvendo uma hepatite medicamentosa por conta dessas toxinas que estavam "guardadas" na gordura corporal e foram se reintegrando na corrente sanguínea conforme ele consumia a gordura nos treinamentos... foi o único caso de lipoaspiração não-estética que eu vi em muitos anos... pra livrá-lo dos compostos foram retirando parte de sua gordura progressivamente em várias sessões de lipo... ficava zoando o cara que nesse ritmo ele ia acabar Rainha de Bateria do Salgueiro... rsrsrs
O que eu recomendo é que se você não estiver consumindo num ritmo suficiente e tiver pão mofando, não ponha anti-mofo, mas sim faça pães menores - inclusive dá para fazer a massa, dividir em dois, fazer uma metade e congelar a outra, por exemplo... eu estou com um hábito de fazer as massas, moldar e congelar já divididas e moldadas, quando vou assar pra receber alguém eu pego massas de pães variados e asso na hora, em vez de fazer um só pão grande...
Um grande abraço a todos, tenham um 2011 crocante, macio, perfumado e modelado de acordo com seus desejos!
Luis Mendonça
Concordo plenamente com vc. Pesquisando o que seria propionato de cálcio, concluí que seria um antimofo, no caso, a ser usado numa receita de panetone. E será exatamente como vc sugeriu: a máquina de pão está aí para se fazer em pequenas quantidades deliciosos pães e doces sem esses químicos. Valeu! Abraços, Nadia!
ResponderExcluirNunca usei esse tal de anti-mofo! Uma das razões para eu adorar a máquina de pão é justamente me livrar de todos esses ingredientes terríveis que colocam nos pães industrializados. Aqui o clima não é quente, posso manter o pão fora da geladeira por dias sem mofar. Mas a opção de congelar é uma boa também!
ResponderExcluirObrigada por esclarecer como esses compostos anti-fúngicos atuam... bem pior do que eu imaginava!
Obrigada Tita
ExcluirComo vc congela o pao? :) poderia me dar dicas? vc congela sem assar??
ResponderExcluirPode congelar tanto assado como não. Eu quando congelo sem assar, coloco uma assadeira com os pãezinhos no freezer, quando eles congelam eu coloco dentro de um saquinho e vou tirando e assando conforme a necessidade.Já assado eu apenas coloco em um saquinho e congelo. Abraços Elen Cirstina
ResponderExcluirNadia mas congelo apos ele crescer? congelar sem assar nao interfere no crescimento do pao??
ExcluirApós ele crescer e se quiser manter esse ponto pode dar uma pré cozida, sabe quando ele fica bem branquinho ainda?
Excluir