sexta-feira, 28 de junho de 2013

Alimentação saudável é um dos principais cuidados no pós-operatório A recuperação pode ser muito mais rápida com os alimentos certos

As cirurgias plásticas trazem resultados compensadores, mas, para garantir o sucesso do procedimento, é importante que o pós-operatório seja cercado de cuidados. Nos primeiros dias, o repouso é obrigatório e a alimentação merece atenção especial, afinal ela fornecerá os nutrientes necessários para que o corpo se restabeleça.

Leia também:
Inverno dá fome! Saiba como fugir dos exageros
É possível conquistar uma ‘barriga negativa’?
Entenda o que a chia pode fazer pela sua saúde e pela dieta

“Após a operação, o corpo permanece inchado e dolorido durante algum tempo, dependendo do procedimento que foi realizado. Para fazer com que o inchaço diminua, além das sessões de drenagem linfática e do uso de malhas de compressão, o ideal é manter uma dieta balanceada”, explica Alderson Luiz Pacheco, cirurgião plástico da Clínica Michelangelo.

Alimentos que ajudam a recuperação

O especialista afirma que com os alimentos certos, o período pós-operatório se torna menos incomodo e dolorido. Beber bastante água é fundamental para compensar a perda de líquidos e diminuir o inchaço causado pela cirurgia. Sucos naturais e frutas como melancia, melão e abacaxi também ajudam a hidratar o organismo. Que tal testar um shake para desinchar, que leva abacaxi, chá verde e gengibre?

O período em repouso pode deixar o intestino preguiçoso, por isso é importante consumir alimentos ricos em fibras. Aposte neste shake para fazer o intestino funcionar.

Iogurtes, ovos, abacate, cenoura, beterraba, abóbora, cenoura, damasco, manga, espinafre, couve, tomate, uva, goiaba, castanha-do-pará, salmão e atum são outros alimentos benéficos para este período. “Cada alimentos possui uma função importante. O iogurte ajuda no equilíbrio da flora intestinal. O ovo fornece proteínas e é de fácil digestão. O abacate acaba com o mau colesterol, regula o intestino, além de ser fonte de vitaminas. O suco de limão, retém a hemoglobina, evitando a anemia”, comenta o especialista.


Alimentos que devem ser evitados no pós-operatório

Doces e chocolates devem ficar de fora da dieta, pois podem dificultar a recuperação. “Além de não contribuir para a digestão, esta dupla é fonte de gordura e açúcar em grande quantidade”, diz.

Alimentos ricos em gorduras saturadas ou trans (salgadinhos, batata frita, margarinas, pipoca de micro-ondas, bolos e tortas industrializadas, bolachas recheadas), cafeína, carne vermelha, bebidas alcoólicas, sal em excesso e alimentos fermentativos (feijão, lentilha, grão-de-bico e repolho) também não devem ser consumidos por um período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá que bom vc estar aqui, em que posso ajudar?

Alimentos que parecem saudáveis, mas não são

Fonte: FOREVER YOUNG Por Sandra M. Pinto  14:51, 6 Maio 2022 Conheça-os aqui e ponha-os de lado Peito de peru processado:  Tem uma grande qu...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Feiras Orgânicas