segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Coma comida! - Texto de Carol Morais que eu adoraria ter escrito.

Fonte: 

Carol Morais - www.falecomanutricionista.com.br/coma-comida/
Publicado em 15 de Dezembro de 2011 por Carol Morais





Tenho escutado, não por acaso, a perguntinha, “mas e aí eu vou comer o que?”. Observando a angústia, e até desespero dos “perguntadores” comecei a ficar intrigada.

Não é estranho que estejamos tão confusos e angustiados para realizar um de nossos princípios básicos de sobrevivência? Quando foi que saber o que (quando, quanto e porque) comer passou a ser tão difícil e angustiante?Tenho alguns palpites…

A cada dia surge um novo alimento da moda e na mesma velocidade e regularidade um novo vilão. A ciência avança e a indústria alimentícia também. A Indústria tenta utilizar as descobertas da ciência para vender mais, e a ciência estuda os efeitos dos produtos alimentícios. Já não sabemos quem veio antes, ou quem se utiliza de quem.

De repente, começamos a separar os alimentos entre os que fazem bem para a saúde e os que fazem bem para a alma ou para o estômago. Eu não sei bem ao certo quando foi que isso começou a acontecer, sei que acho triste.

Não deveriam estar entremeados, ali juntinhos, o prazer de se cuidar e ter saúde com o prazer de comer? Não seria por essa razão que alimentar-se é um ato social, de prazer, exatamente para que pudéssemos sobreviver, sem fazer disso um sacrifício ou uma redenção?

Confesso que começa a me incomodar essa neurose coletiva em busca do alimento pra cabelo, pra unha, pra barriga chapada. E olha que o alimento é a minha principal ferramenta de trabalho e a cada dia me encanto mais com o poder e a capacidade deles na saúde de todos nós. Fica parecendo que o estilo de vida só pode oscilar entre dois extremos, seja “health” ou seja “trash”. Não dá para encontrar um caminho (do meio) no qual ambos coexistam na medida da nossa necessidade e possibilidade?

Entre cursos, estudos, atendimento em consultório, convivência e observação da relação causal entre alimentos, nutrientes e saúde, cada vez mais, baseio a minha conduta no seguinte conselho: COMA COMIDA.

Surpreendentemente (ou não), a própria ciência vem demonstrando o quanto o efeito do alimento é mais eficaz (e menos arriscado) que o do nutriente isolado.

É a lógica da natureza, em um alimento existem tantos compostos que interagem entre si, em completa sinergia e que melhoram o aproveitamento dos nutrientes, que o uso de suplementos fica restrito ao seu local de origem, complementar aquilo que não conseguimos através da alimentação. Não é lindo?

Preferir alimentos aos produtos alimentícios já é uma mudança significativa na qualidade de vida. Não se surpreenda se ao começar a observar sua alimentação, perceber que no seu dia a dia consome mais produtos do que alimentos, você não é o único. O mundo veio caminhando nessa direção e diante dos resultados nada favoráveis, como o alto índice de doenças crônicas como (obesidade, diabetes e hipertensão), começa a questionar o modelo do “fast”, do industrializado, do artificial e a trilhar um novo caminho, em direção ao funcional, ao orgânico e ao natural.

Acredito na observação e na consciência como passos importantes em direção ao equilíbrio e autoconhecimento, também no que diz respeito à alimentação.

Costumo dizer que embalagem de alimento deve ser casca, seu corpo e o meio ambiente agradecem. Partindo dessa ideia podemos começar a pensar em princípios de uma alimentação saudável e sim, prazerosa. Bom apetite e boa saúde!


Beijinhos,

Carol
About Carol Morais

Carol Morais (@carolmoraisnut) é nutricionista, e adora comer, entende que comida, antes de ser fonte de nutrientes, é fonte de prazer e autoconhecimento. Formada pela Universidade Federal de Goiás, Personal diet e especialista em Fitoterapia e Nutrição Esportiva Funcional, fez curso de culinária na escola Recipease de Jamie Oliver em Brighton, Inglaterra.


View all posts by Carol Morais →

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá que bom vc estar aqui, em que posso ajudar?

Alimentos que parecem saudáveis, mas não são

Fonte: FOREVER YOUNG Por Sandra M. Pinto  14:51, 6 Maio 2022 Conheça-os aqui e ponha-os de lado Peito de peru processado:  Tem uma grande qu...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Feiras Orgânicas