No artigo Açúcar: adoçando a história contamos um pouco de como essa doçura chegou em nosso país e os diferentes tipos de açúcar que encontramos à venda.
Falamos também que para adoçar nossos pratos e bebidas o ideal é o mel e a rapadura ralada orgânicos, lembramos que a banana, as tâmaras e as passas também fazem muito bem esse papel.E que na falta desses podemos utilizar o açúcar mascavo orgânico.
Em casa quando faço um doce ou adoço uma bebida, sempre diminuo a quantidade de açúcar que a receita pede e assim vamos acostumando nosso paladar a depender cada vez menos do sabor adocicado demais.
Pois bem, mas e o açúcar que não podemos controlar? Aquele que está escondido nos alimentos industrializados, os verdadeiros vilões da saúde.
Açúcar: quantidade diária recomendada
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) 25 gramas de açúcar por dia (cerca de seis colheres de chá) é o ideal para uma alimentação saudável.
Mas como será que o açúcar aparece nos alimentos industrializados?
Qual é a saída?
- Achocolatado em pó: 3 colheres (sopa) equivalem a 2 colheres (sopa) de açúcar.
- 2 balas de caramelo: 2 colheres (sopa) de açúcar.
- 1 barra de chocolate ao leite (100g) : 3,5 colheres (sopa) de açúcar.
- 1 barra de chocolate branco (100g): 4 colheres de sopa de açúcar
- 1 barra de cereal: 1/2 colher de sopa de açúcar
- 2 biscoitos recheados: 2 colheres de sopa de açúcar
- Frutas cristalizadas (50g): 2,5 colheres de sopa de açúcar
- 1 lata de refrigerante: 3 colheres de sopa de açúcar
- 1 copo de suco industrializado: 1,5 colher de sopa de açúcar
- 1 lata de leite condensado: 13 colheres de sopa de açúcar
Os outros nomes do açúcar:
Um produto sem açúcar não contém sacarose, mas pode conter
outros tipos de açucares como o mel, o xarope de milho e a glicose, entre
outros:
- Maltodextrina, que não tem gosto doce e não é considerado um açúcar por lei - embora 100% se transforme em açúcar no organismo.
- Maltitol: o produto pode receber a palavra DIET no rótulo e pode receber a expressão ZERO AÇÚCAR no rótulo, mesmo que seja CHEIO de maltitol, que eleva a glicose no sangue quase (75%) tanto quanto o açúcar!
- Xarope de milho invertido/ glusose / frutose: adoçante concentrado, eleva triglicerídeos, causa obesidade e diabetes. Além de vir do milho que provavelmente é transgênico.
- Acesulfame-K: duzentas vezes mais doce que o açúcar, pode causar câncer.
Envolva-se com a sua alimentação e com a alimentação de sua família, leia os ingredientes,escolha comida de verdade, caseira. Tem muitas receitas fáceis e rápidas, ideais para quem está se iniciando na arte da culinária. Eu mesma tenho um blog recheado delas, veja BioCulinária.
O único jeito de tomar decisões conscientes é se informar, se educar, entender o que está colocando para dentro do seu corpo, a recompensa é saúde. Parodiando o Pequeno Príncipe, você é eternamente responsável por tudo aquilo que come.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá que bom vc estar aqui, em que posso ajudar?